Secretaria de Educação promove seminário para estagiários da Educação Especial

Compartilhar

A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, lembra que o Programa de Formação Continuada para a Educação Especial em 2022 já conta com ações sendo realizadas desde o início do ano.

Foto: Arquivo | Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29) o Seminário “Aprender na Diversidade”. Os encontros, que integram as atividades do Programa de Formação Continuada para a Educação Especial 2022, têm como público-alvo os estagiários que atuam como auxiliares em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino. A programação terá início às 8h, na sala 6.com da Universidade Potiguar (UnP).

No primeiro dia do seminário o tema a ser trabalho é “A escola inclusiva: possibilidades e acessibilidade”. As formadoras do encontro serão as professoras Samira Carneiro (Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e Margreth Freire, da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A mediação será feita pela professora Cláudia Glauciana Castro, que atua na Coordenadoria de Educação Especial da SME.

Na quarta-feira (29), o seminário debaterá o tema “A importância da construção dos vínculos para o acolhimento das crianças/alunos com deficiência”. Com mediação da professora Cristianne Miranda (Coordenadoria de Educação Especial da SME), o encontro terá como formadoras a psicóloga Eurandizia Maia, da UnP, e Danielle Medeiros, ex-estagiária e diretora da UEI Eva Maria. As atividades começam sempre às 8h, no período da manhã, e às 14h, à tarde. 

De acordo com Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da SME, o seminário tem como objetivo refletir sobre o princípio educacional inclusivo, que considera as singularidades e potencialidades das crianças/alunos(as) com deficiência. “O princípio maior da Educação Inclusiva é a promoção da igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças, considerando os aspectos étnicos, culturais, sociais, intelectuais e sensoriais”, relatou.

O Programa de Formação Continuada para a Educação Especial em 2022 é conduzido pela SME, por meio das Gerências Executivas de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia e Pedagógica, a partir das Coordenadorias de Educação Especial, Psicopedagogia e Avaliação e Formação Continuada, em um trabalho integrado e articulado. 

“Compreendendo a formação continuada como um processo importante para o desenvolvimento profissional, a SME vem promovendo ações para gestores, supervisores pedagógicos e professores, assim como para os estagiários e famílias de alunos com deficiência matriculados na Rede, baseada num princípio educacional inclusive e considerando as singularidades e potencialidades de cada criança/aluno”, destacou o gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia, Hélio Oliveira.

A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, lembra que o Programa de Formação Continuada para a Educação Especial em 2022 já conta com ações sendo realizadas desde o início do ano. “Nos dias 18 e 24 de maio, um outro evento sobre a temática da educação inclusiva já foi realizado pela SME. Tratou-se do Seminário ‘Laços em nós: reconectando vivências e emoções’, contemplando professores, supervisores e diretores. Também já realizamos formações com professores que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE”, disse, acrescentando:

“Outros encontros importantes acontecerão envolvendo outros sujeitos que fazem parte do processo educativo dos alunos com deficiência. A SME tem buscado parceria com as universidades na execução do seu Programa de Formação para a Educação Especial. Contamos nesta edição com o apoio da Uern e UnP. Isso é ação, é respeito, é inclusão”, concluiu Hubeônia Alencar.


Secom/PMM.

Compartilhar

0 comentários em "Secretaria de Educação promove seminário para estagiários da Educação Especial"

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
WILL VICENTE RECOMENDA