Governo do RN inaugura sede própria da Uern na zona norte de Natal

Compartilhar

Novo prédio tem 20 salas de aulas, biblioteca, auditórios, laboratórios, salas de professores e estacionamento.

Foto: Elisa Elsie/Secom-RN

O novo prédio da sede da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern, na zona norte de Natal, foi inaugurada nesta quarta-feira, 25, pela governadora Fátima Bezerra. A obra iniciada em 2009, há 13 anos, foi paralisada duas vezes e foi retomada no ano de 2019, sem sofrer qualquer interrupção desde então. Na atual gestão, a obra recebeu investimento de R$ 733.366,30, em recursos próprios, para ser finalizada. A edificação possui quatro pavimentos, sendo três com 20 salas de aula, biblioteca, auditórios, laboratórios, salas de professores e um para estacionamento de veículos. A obra iniciada em 2009, há 13 anos, foi retomada no ano de 2019.

Foto: Elisa Elsie/Secom-RN

A Uern foi a primeira universidade pública a se instalar na zona norte de Natal e oferece cursos de Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Religião. O campus de Natal possui cerca de mil alunos regularmente matriculados. Com as novas instalações poderão ser ofertados oito novos cursos de graduação, nos três turnos de funcionamento. Os novos cursos ainda não estão definidos, serão escolhidos com base nas demandas atuais e locais para a zona norte e precisam ser aprovados pelos conselhos superiores da Uern.

O campus da Uern na zona norte da capital também tem forte atuação nas atividades de extensão. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) presta mil atendimentos por ano à população. O projeto Educa, 1.500 atendimentos por semestre. A Educa, escola de extensão que funciona junto ao campus de Natal, é um braço da pró-reitoria de extensão da UERN no campus de Natal. 

Foto: Agecom/Uern

"Entregamos hoje um belo patrimônio de uma agência do conhecimento que prepara para a vida e para o mundo do trabalho.  A população mais carente, e eu, sabemos o que é não ter direito à educação. Está na nossa memória", afirmou a governadora Fátima Bezerra para destacar que "a Uern permite que o filho do trabalhador e da trabalhadora tenha acesso ao ensino superior, permite que possa mudar sua realidade, melhorar a qualidade de vida". 

Fátima lembrou que ao assumir a gestão estadual em 2019 "encontramos a obra inconclusa. Assumimos o compromisso de concluir e hoje entregamos funcionando. A Uern tem 53 anos de existência, formou 90% dos professores e professoras da rede básica de ensino. Deu acesso aos filhos de famílias pobres a cursar o ensino superior. Isto é democracia, é o serviço público incentivando o conhecimento, a pesquisa, o desenvolvimento econômico e a cidadania".

Foto: Elisa Elsie/Secom-RN

A Governadora ainda destacou o fato da sede própria da Uern ter sido construída numa área onde funcionou um presídio - o complexo penal João Chaves. "Nos anos 80, o grande educador brasileiro, Darcy Ribeiro, disse que ou os governos constroem escolas ou terão que construir presídios. Aqui em nosso Estados substituímos um presídio por uma universidade, um espaço que promove o saber. Nosso governo tem planejamento, seriedade e competência".

Além de toda comunidade acadêmica, a entrega do edifício que marca em definitivo a presença da Uern na zona Norte da capital teve ampla cobertura da imprensa e a presença de inúmeras personalidades e autoridades, entre as quais secretários de Estado, deputados e vereadores. A governadora Fátima Bezerra descerrou a placa inaugural ao lado da reitora Cicília Maia, do vice-reitor Chico Dantas e do diretor do Campus, David Leite.


Reitora Cicília Maia e Governadora Fátima Bezerra. Foto: reprodução Instagram

A reitora Cicília Maia reforçou que o novo edifício ratifica e aumenta o compromisso da Universidade com Natal, especialmente com a zona Norte, e confirmou que, no Complexo Cultural, serão ampliadas as atividade da Escola de Extensão da Uern (EdUCA). "Tive minha vida transformada por esta instituição. Com orgulho dizemos que a Uern é efetivamente para todos. Temos o apoio de uma Governadora professora que reconhece e da importância ao ensino público, que cumpre compromissos como este, que escreve um novo capítulo na educação do RN e defende o ensino público gratuito e de qualidade que chega a muitos municípios do Estado", disse a reitora.
                                                                     
Vice-reitor Chico Dantas. Foto: reprodução Instagram

Como ex-diretor do Campus de Natal, o vice-reitor Chico Dantas fez um discurso emocionado,lembrando pessoas que fizeram a diferença para que a Universidade tomasse a dimensão que tem hoje na capital do Estado, desde o ex-reitor Walter Fonseca, que criou o Campus de Natal em 13 de junho de 2002; a ex-governadora Wilma de Faria, que iniciou a obra em 2009; passando por todos os que o antecederam na direção do Campus como também os que antecederam a atual reitora. "O campus tem agora a possibilidade concreta de ampliar a oferta de cursos de graduação, de ter um programa de mestrado e doutorado. Além das atividades de extensão que agora atenderão cada vez mais pessoas da comunidade", disse o vice-reitor. 

“Bem-vindos. Conheçam a Uern”, convidou o atual diretor da Uern Natal, David Leite, nas breves palavras dele.


Foto: Agecom/Uern


VALORIZAÇÃO DA UERN NA ATUAL GESTÃO FÁTIMA BEZERRA

Autonomia plena - A governadora Fátima Bezerra sancionou em dezembro de 2021 a lei que concedeu a autonomia financeira e patrimonial da UERN. Com isso, a Universidade passou a contar com autonomia plena. 

Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para docentes e técnicos.

Cotas PPI - Reserva de cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas. 

Fim da lista tríplice para escolha do reitor. O nomeado será o mais votado.

Argumento de inclusão regional - Os estudantes que cursaram ensino fundamental e médio no Rio Grande do Norte recebem bônus na nota do Enem.

A Uern tem 53 anos e está presente em 6 municípios, unidades em Mossoró, Natal, Assu, Caicó, Patu e Pau dos Ferros;

São aproximadamente 10 mil estudantes em 59 cursos de graduação e 46 cursos de pós-graduação, sendo 22 mestrados e 4 doutorados;

A Universidade forma por ano, em média, 1.500 profissionais e já expediu mais de 50 mil diplomas. 

A Uern é uma universidade inclusiva, socialmente referenciada, que tem investido em uma política de permanência estudantil voltada principalmente para os estudantes em condição de vulnerabilidade social. Mais de 80% dos estudantes são oriundos de escola pública. 

A inauguração do campus marca também a retomada das aulas presenciais da Uern, suspensas desde março de 2020.

EDUCAÇÃO BÁSICA

Cerca de 90% dos professores da rede básica do interior do Rio Grande do Norte são formados pela UERN. A Universidade oferta licenciatura em todas as áreas do conhecimento. 

SAÚDE

A UERN oferta os cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Educação Física. O curso de Odontologia é um dos melhores do país. 

A UERN oferta atendimento gratuito à população através dos ambulatórios de medicina em diversas especialidades. Em algumas especialidades, é o único local a ofertar atendimento gratuito à população em Mossoró. 

A UERN também atua no atendimento às pessoas em situação de rua e possui, na Faculdade de Enfermagem em Mossoró, o Ambulatório LGBTi+. 

Na pandemia, atuou na linha de frente, antecipando a formatura de profissionais da saúde e atuando na testagem e vacinação da população. 

MEIO AMBIENTE

Destaque para o projeto Cetáceos da Costa Branca, que monitora toda a costa potiguar, no resgate e tratamento de animais marinhos. 

O projeto foi responsável pelo maior salvamento de baleias da espécie "falsa orca" registrado no mundo, ocorrido na praia de Upanema, em Areia Branca, em 2013. Trinta baleias encalharam na praia, e com a ajuda da população, o projeto conseguiu devolver 23 ao mar. 


Com informações da Secom/RN

Agecom/Uern. 

Compartilhar

0 comentários em "Governo do RN inaugura sede própria da Uern na zona norte de Natal"

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
WILL VICENTE RECOMENDA