Páscoa deste domingo será a última celebrada por Dom Mariano enquanto bispo da Diocese de Mossoró

Compartilhar

Dom Mariano Manzana se despedirá da Diocese em outubro e passará a ser Bispo emérito. 

Dom Mariano Manzana. Foto: Diocese de Mossoró.

 

Dom Mariano Manzana iniciou sua missão episcopal como Bispo da Diocese de Mossoró em 17 de outubro de 2004. Essa missão será concluída em outubro deste ano, quando ele se tornará Bispo emérito. Em outras palavras, pelas regras do Vaticano, em 13 de outubro, ao completar 75 anos, Dom Mariano Manzana terá aposentadoria compulsória. A informação foi repassada pelo Vigário Geral, Padre Flávio Augusto, em entrevista ao editor deste blog, no Jornal da 93, na rádio 93 FM, do último dia 12. 

 


A partir disso, “o Papa começa a analisar a situação da diocese e vê prováveis candidatos que possa nomear. São alguns meses ou quem sabe um ano. Dom Mariano fica ali esperando que o Papa faça a nomeação do seu sucessor”, disse Pe. Flávio Augusto. Portanto, destacamos que a previsão é que esta seja a última Páscoa celebrada por Dom Mariano. Isso vai depender do tempo que o Papa Francisco levar para nomear o novo bispo a partir de outubro.  

 

A mudança, claro, implica em uma movimentação das funções na Cúria. “A gente que está no dia a dia, toda equipe que trabalha nas paróquias, a gente tem que estar atento porque está chegando também o fim do nosso trabalho. Porque eu sou Vigário Geral de D. Mariano. Automaticamente quando ele sai, eu saio também como vigário. O novo bispo, quando ele chegar, depois de tomar posse, ele tem três meses para escolher o novo Vigário Geral. Então, todos nós vamos entrando nesse compasso de preparar as coisas para que se tenha uma transição tranquila e que o novo bisco ao chegar tenha rapidamente conhecimento de toda situação financeira, administrativa e pastoral da diocese e comece a tomar os encaminhamentos. A gente vive uma expectativa”, contou Pe. Flavio. 

 

Para a data de aniversário do bispo, a diocese já planeja homenagens a Dom Mariano. “No dia 13 de outubro, teremos celebração com os bispos vizinhos para marcar esses 75 anos e agradecimento”, completou o vigário. Até lá, a Diocese de Mossoró não tem qualquer informação de quem possa substituir D. Mariano. “É mantido sob segredo absoluto”, revelou Pe. Flávio. 

 

Dom Mariano, que nasceu em Trento, na Itália, ainda não resolveu se permanecerá com sua vida dedicada a missão episcopal em Mossoró ou se voltará para a Itália, onde está sua família. “Ele vai agora em 8 de maio para a Itália porque todos os bispos da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte vão fazer uma visita ao Papa. Ele só retorna no início de junho. Então, ele vai visitar a família dele também. São muitos anos que ele está fora da Itália. Mas, ele com a família e a própria arquidiocese de Trento vão pensar, refletir se é melhor ele voltar para Itália, onde ele tem irmãos, ou continuar conosco aqui em Mossoró como Bispo emérito”, completou Pe. Flávio. 

 

Aproveitando a ocasião da entrevista que ocorreu para divulgar a programação da Semana Santa, deixamos aqui a mensagem de Pe. Flávio Augusto para este domingo:

 

“A semana é santa se nós a fizermos, depende de nós. A graça é divina, mas o trabalho é nosso. Queria convidar você não só a celebrar esse tempo nas igrejas, mas além de celebrar, é importante que você possar viver na sua casa, com sua família, com seus amigos, esse tempo de Páscoa. Viva com muita intensidade. A gente não sabe o dia de amanhã, nem sabe se na próxima Páscoa a gente vai estar aqui. É importante isso, viver com muita intensidade. Lembre-se da sua relação com você, da sua relação com o outro e da sua relação com Deus. Se a gente estiver bem nessas relações, certamente a gente vai viver uma Páscoa Santa e muito abençoada”, finaliza Pe. Flavio. 

 

Confira a programação para o Domingo de Páscoa:

Missa da Páscoa 

6h - Catedral de Santa Luzia 

7h - Capela São Vicente 

9h - Catedral de Santa Luzia 

11h - Catedral de Santa Luzia 

17h - Capela de Santa Luzia no bairro Ilha de Santa Luzia 

19h - Catedral de Santa Luzia

 

 

Compartilhar

0 comentários em "Páscoa deste domingo será a última celebrada por Dom Mariano enquanto bispo da Diocese de Mossoró"

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
WILL VICENTE RECOMENDA