Conta de luz vai subir 19,87% no RN já na sexta-feira

Compartilhar

O reajuste da Cosern foi aprovado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. 


Foi aprovado nesta terça-feira, 19, o reajuste tarifário anual da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Neoenergia Cosern. As novas tarifas da empresa, responsável pela distribuição de energia a 1,5 milhão de unidades consumidoras do Rio Grande do Norte, passam a vigorar já na sexta-feira, 22, com reajuste de 19,87% para o consumidor residencial.

Os itens que mais afetaram a correção foram os Encargos Setoriais, os Custos de Distribuição e a Retirada de Financeiros Anteriores. Os custos de transmissão, por sua vez, geraram impacto negativo.

A combinação do reajuste tarifário aprovado hoje com o término da cobrança bandeira vermelha resulta em um impacto tarifário para o consumidor B1 residencial convencional de - 4,11%. 

Ou seja, com o fim da bandeira vermelha anunciada pelo governo federal recentemente, a Aneel calcula que o aumento tarifário anual autorizado para a Cosern não vá impactar na conta de luz do consumidor comum, nas residências. Esperar uma conta de luz cerca de 20% mais barata como alardeou o governo federal para a sua próxima fatura não será uma realidade. Como dito acima, se as previsões se confirmarem, o máximo que vai acontecer é que o consumidor B1, no caso o residencial, não sinta o impacto do aumento, mas uma redução de 4,11%, bem abaixo dos 20% que eram esperados com o fim da bandeira vermelha. 

Também haverá reajuste médio de 20,55% para tarifa de baixa tensão; 19,75%, para alta tensão; e 20,36%, em efeito médio para o consumidor.

Os dados estão disponíveis no portal da Aneel.  

Compartilhar

0 comentários em "Conta de luz vai subir 19,87% no RN já na sexta-feira"

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
WILL VICENTE RECOMENDA