Exposição Negro e Lindo terá vernissage nesta segunda-feira no Partage

Compartilhar

 

Reprodução Instagram. Fotos: Pacífico Medeiros

A exposição fotográfica Itinerante Negro e Lindo 2022 terá seu vernissage nesta segunda-feira, 21, às 19h, no Partage Shopping Mossoró, reunindo 54 fotografias de negros e negras habitantes do município de Mossoró/RN. O evento é um reencontro da arte do fotógrafo Pacífico Medeiros e da professora doutora Ivonete Soares (Uern) que realizaram a primeira edição em 2000. A exposição tem apoio técnico do filósofo Lucas Sullivan.

 A data para abertura, 21 de março, foi escolhida por ser alusiva ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial e dia comemorativo ao desencarne de Amélia Adauta (Mãe Amelia), filha de santo do terreiro Xango AgoJo, fotografada na primeira edição da Exposição Fotográfica Itinerante Negro e Lindo, referência dos povos de santo por sua expressiva presença na Louvação ao Baobá, evento realizado anualmente em comemoração ao Dia Nacional de Consciência Negra do município de Mossoró/RN.

 As fotografias poderão ser vistas no Partage até o dia 21 de abril e depois seguem para a Uern e outras Universidades e escolas das redes municipal, estadual e privada, bem como de outras instituições que a solicitarem.



A imagens vem acompanhadas de textos e versos selecionados e relacionados aos temas da identidade, beleza, ancestralidade e lutas do povo negro. Reúne diversos autores, como o Poeta Antônio Francisco, professor Etevaldo Almeida, professor Carlos Batista, Eve, cabocla da Jurema. Conta também com versos do cantor compositor Chico Cesar, filosofo Eduardo Oliveira e do ex-presidente da Tanzânia (África) Julius Nyerere.


Consciência Negra

A segunda edição da Exposição Fotográfica Itinerante Negro e Lindo se propõe a, juntamente com a primeira edição, evidenciar e exaltar a beleza negra de pessoas comuns habitantes de Mossoró, que constroem cotidianamente seu processo de identidade e se afirmam como negros e negras, ampliando a consciência negra e as lutas contra a o racismo e discriminação racial no município.

Para essa segunda edição foram selecionadas 30 pessoas, a partir de convite individual, observando a diversidade de cores (pretos e pardos), gênero e geração. As fotografias estão relacionadas a textos que suscitam reflexões e debates acerca das questões étnico raciais. A equipe de organização e produção constitui-se do fotógrafo Pacífico Medeiros, professora Ivonete Soares, participantes da primeira edição, e o filosofo Lucas Sullivan como assessor em termos teóricos/históricos acerca das temáticas da ancestralidade, identidade e história do povo negro.


Com o tema “ANCESTRALIDADE E IDENTIDADE NEGRA: uma caminhada que resiste ao tempo e ao preconceito étnico racial” a exposição que será aberta nesta segunda-feira compõe-se da junção das fotografias das duas edições, articulando o processo cíclico e histórico da presença negra e da afirmação de uma consciência e identidade negra na cidade.

São parceiros da exposição o Partage Shopping, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através da Pró-Reitoria de Extensão e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas.


Primeira edição

Negro e Lindo percorreu diversos espaços dos anos 2000 a 2011, uma das primeiras ações para dar visibilidade aos negros habitantes do município de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

A Exposição Fotográfica Negro e lindo, em sua primeira versão, iniciada em 13 de março de 2000, percorreu instituições de ensino médio e superior de Mossoró, contribuindo com os diálogos acerca da beleza negra e da afirmação de uma identidade Negra.


Partage

A exposição Negro e Lindo marca ainda a inauguração de um novo espaço dedicado para exposição de trabalhos de artistas de Mossoró e região: a Galeria Partage. O espaço da galeria fica localizado ao lado da loja Vivo.

Após a abertura deste dia 21 às 19h, a exposição estará aberta à visitação até o dia 21 de abril nos horários de funcionamento das lojas do shopping.

Os artistas mossoroenses que desejarem usar o espaço da Galeria Partage para expor seus trabalhos podem entrar em contato através do telefone (84) 3422-7000 ou pelo e-mail marketing@psmossoro.com.br para que seja feita a curadoria e depois, o agendamento da data de exposição.



Feirinha no Mall

Os clientes que visitarem o Partage Shopping Mossoró também encontrarão no mall próximo à loja C&A, a Feira Mix Mundo com seis stands de produtos diversificados como stand de queijos, salames e vinhos, de doces, de produtos esotéricos e eletrônicos. A feira permanecerá no shopping até o final do mês de abril.

 


Compartilhar

0 comentários em "Exposição Negro e Lindo terá vernissage nesta segunda-feira no Partage"

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
WILL VICENTE RECOMENDA