Ex-governador Geraldo Melo morre aos 86 anos

Compartilhar

 

Ex-governador não resistiu ao câncer e faleceu na madrugada deste domingo. Foto: Assessoria/Morada da Paz. 

Por Tribuna do Norte:

Ex-governador e ex-senador do Rio Grande do Norte, Geraldo Melo, morreu aos 86 anos na madrugada deste domingo (6) em Natal. O político teve uma piora em seu estado de saúde nas últimas horas e estava sob tratamento médico doméstico contra um câncer.

Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo construiu boa parte da vida pública em Ceará-Mirim e teve atuação de destaque na SUDENE durante a administração do ex-governador Aluísio Alves entre 1961 e 1966. Doze anos depois, foi vice-governador na gestão de Lavoisier Maia, cargo que ocupou até 1983.

Em 1987, substitui Radir Pereira no cargo de governador do estado, gestão que se encerrou em 1991. Já pelo PSDB, partido que presidiu no Rio Grande do Norte até 2008, foi senador da república no mandato que teve início em 1995. No seu ano de estreia, foi vice-presidente da casa por dois anos.

Em 2021, aos 85 anos, o ex-político potiguar foi eleito para a cadeira número 32 da ANL, que anteriormente era ocupada pelo jornalista João Batista Machado. Melo recebeu a honraria após lançar sua primeira obra de ficção 'Luzes e sombras do Casarão', produzida durante o isolamento da covid-19 em 2020. Era um romance acerca dos costumes e histórias da cidade em que nasceu e se criou, Campo Grande. 

Em matéria do caderno “Viver”, da TRIBUNA DO NORTE de 16 de junho de 2021, ele destacou o que quis resgatar na obra: “É aquele tempo em que a fazenda tinha de ser uma espécie de nação – ter capacidade de existir só, defender-se só e sozinha proteger a vida, a casa, a terra das pessoas. Mas poderia ser em qualquer lugar”. 


Governo do Estado e Prefeitura de Natal decretam luto oficial

GOVERNO DO ESTADO - NOTA OFICIAL
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, que nos deixou aos 86 anos. Sua atuação política foi de importante destaque para o desenvolvimento do Estado. Geraldo Melo, político de discursos memoráveis, representou o RN de forma coerente em suas posições quando eleito senador da república, onde chegou a ocupar a vice-presidência do Senado Federal.

Ao mesmo tempo em que lamenta o falecimento do ex-governador Geraldo Melo, o Governo do Rio Grande do Norte reconhece a trajetória única dele e estende as homenagens para os familiares. O Governo do Estado, em razão do falecimento, decreta luto oficial por três dias.

Governadora  Fátima Bezerra.

PREFEITURA DE NATAL - NOTA OFICIAL 
O Rio Grande do Norte perdeu hoje um dos seus representantes mais preparados, mais inteligente e de melhor oratória. O ex-governador e ex-senador Geraldo Melo foi durante anos um dos expoentes nomes do PSDB nacional, chegando a ser vice-presidente do Senado, onde era reconhecido pela sua capacidade de diálogo e seus conhecimentos sobre os problemas nacionais.

Tive oportunidade de exercer meu primeiro mandato na Assembleia durante o governo dele e depois de conviver com Geraldo no Congresso Nacional e posso atestar sua capacidade intelectual e de trabalho. Como primeiro governador eleito após a volta das eleições diretas, montou uma equipe de técnicos preparados, muitos dos quais oriundos, como ele, da Sudene e depois também auxiliares no governo Aluizio Alves. 

Membro da Academia Norte-riogrande de Letras, publicou há poucos tempo o seu primeiro romance Luzes e Sombras do Casarão, cuja estória se passa em Campo Grande, sua terra natal. A dona Edinolia, filhos e demais familiares e amigos meus votos de pesar, com a certeza de que a separação é momentânea e a esperança da ressurreição na fé.

Decreto luto oficial de três dias em Natal em memória do ex-governador.

Prefeito Álvaro Dias


Velório e sepultamento do ex-governador do RN Geraldo Melo ocorrem no cemitério e crematório Morada da Paz, em Emaús
 
O Morada da Paz informa que o velório do ex-governador e ex-senador do Rio Grande do Norte Geraldo Melo, que faleceu aos 86 anos, neste domingo (6), acontece no cemitério e crematório Morada da Paz Emaús, com início às 10h. O sepultamento está marcado para as 16h, no mesmo local.

O velório será aberto ao público em geral e o sepultamento será restrito à família e aos amigos próximos.

Para homenagear o ex-governador e ex-senador, proporcionar um espaço de envio de mensagens e orações, o Morada da Paz disponibilizou uma página exclusiva na plataforma Morada da Memória, que pode ser acessada no endereço: https://www.moradadamemoria.com.br/memorial/16754/geraldo-melo 



Compartilhar

0 comentários em "Ex-governador Geraldo Melo morre aos 86 anos"

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
WILL VICENTE RECOMENDA