Centenário Colégio Diocesano Santa Luzia celebra aniversário nesta quarta-feira

Compartilhar

 

No ano de 2022, o Colégio Diocesano Santa Luzia e a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte celebram, respectivamente, 121 e 12 anos de fundação e de história dedicados à educação de Mossoró e região. O Projeto de Educação do Diocesano, ao entrelaçar conhecimentos acadêmicos, cultura, sólidas referências éticas e formação humana, pautado em valores, propicia um aprendizado que ultrapassa os muros da escola. Uma educação impregnada de sentido, muito além da mera transmissão de conhecimentos, capaz de promover a pessoa na plenitude de sua dimensão humana, concretiza a missão desta instituição centenária: educar para a vida. A Faculdade Católica, em contínua ampliação, assume o papel de proporcionar uma formação integral de profissionais qualificados; homens e mulheres que sejam capazes de desenvolver suas atividades dentro de parâmetros de autêntica excelência humana, em todas as suas dimensões.

A história do Colégio Diocesano Santa Luzia encontra suas raízes mais profundas no ano de 1900, quando, no dia 30 de janeiro, chega à cidade de Mossoró para a realização da visita pastoral o Exmo. e Revmo. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, digníssimo e incansável Bispo de uma imensa Diocese que, naquele tempo, compreendia os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Permanecendo seis dias em Mossoró, o religioso teve a oportunidade de escutar as aspirações mais íntimas dos seus diocesanos, destacando-se uma que tocou fortemente o seu coração: o desejo dos mossoroenses de possuírem em sua cidade uma casa de educação com princípios evangélicos.




Fundado em 2 de março de 1901, a escola homenageia a padroeira da Diocese e da cidade de Mossoró, Santa Luzia. O educandário era, inicialmente, localizado na Praça Vigário Antônio Joaquim, sob a direção de Cônego Estevam José Dantas, com a sede atual sendo fundada em 9 de junho de 1956 pelo Cônego Francisco Sales Cavalcanti. Atualmente, a equipe diretiva é formada por Padre Sátiro Cavalcanti, diretor emérito nomeado por Dom Gentil e que contribuiu grandemente com a história do colégio desde 1961; por Padre Charles Lamartine, diretor desde 2012, e por Padre Demétrio Júnior, vice-diretor desde 2020, ambos nomeados por Dom Mariano Manzana e que, desde então, trabalham pelo desenvolvimento e crescente evolução da instituição.




Com sólida tradição, berço de formação cristã e desenvolvimento cultural humanista, o Colégio Diocesano Santa Luzia, em seus 121 anos de existência, é conhecido por aliar sua tradição à inovação. Ao longo de sua história, por adotar corajosas inovações em seu projeto pedagógico, vem se firmando como referência de qualidade em todas as etapas da educação em que atua.

Alicerçada nos princípios de formação do Colégio Diocesano, a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte nasceu como sonho e aspirações de grandes educadores que visionários do saber buscavam trazer para a região e a todo país uma faculdade comprometida com o futuro, a educação e produção do conhecimento, inspirada nos ideais de liberdade e solidariedade. Desde o seu nascedouro, esta casa do saber definiu como pilares de suas políticas acadêmicas a educação humanizadora. Inicialmente fundada como Faculdade Diocesana, no dia 1º de março de 2010, com transição para Faculdade Católica em 11 de fevereiro de 2019, tem desenvolvido ações e projetos para oportunizar o acesso a uma Instituição de Ensino Superior de excelência acadêmica para todo o Estado, aliando o compromisso social e a missão de formar profissionais críticos, conscientes e aptos a desenvolverem uma atuação humana e de qualidade na sociedade.




A Faculdade Católica vem cumprindo papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, representando um importante vetor de desenvolvimento. Atualmente, conta com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Teologia. Além disso, oferece cursos de pós-graduação e extensão, somados aos serviços da Biblioteca Dom Mariano Manzana, que teve sua atual sede inaugurada em 2014 com grande acervo e salas de estudo, e do Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa, cujas atividades tiveram início em 9 de agosto de 2021 com o objetivo de beneficiar e retribuir à sociedade com serviços nas áreas de gestão, saúde e jurisdição.

Celebrando com alegria um novo ciclo, para o futuro, o Diocesano Santa Luzia projeta seu horizonte neste tempo de novos desafios a partir do que semeia no presente. Assim, renova cotidianamente o seu modo de fazer educação reafirmando a sua missão e o seu modelo educativo construído por princípios éticos e humanitários.

A Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, diante das constantes transformações e das novas exigências sociais, deseja, pois, expandir a oferta de novos cursos, projetos, oportunidades e possibilidades de Ensino Superior na região do Oeste do Estado. Desta maneira, as duas instituições podem continuar a contribuir para o desenvolvimento de cidadãos ativamente participativos, capazes de agir para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.


Assessoria Diocesano/Faculdade Católica
Fotos cedidas.
Compartilhar

0 comentários em "Centenário Colégio Diocesano Santa Luzia celebra aniversário nesta quarta-feira"

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
WILL VICENTE RECOMENDA