Inep antecipa divulgação dos resultados do Enem; inscrição para o Sisu começa dia 15 de fevereiro

Compartilhar

 



Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem conferir o seu desempenho nas provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a divulgação dos resultados finais do exame para esta quarta-feira, 9 de fevereiro. As notas estão disponíveis na Página do Participantes. A princípio, os resultados seriam divulgados em 11 de fevereiro. 

Login único – Para acessar a Página do Participante e visualizar as notas no Enem 2021, é necessário utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la: basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação (por meio do aplicativo Meu gov.br, dos bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto – SMS), preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha. 

Aplicação – O Enem 2021 foi aplicado pelo Inep nos dias 21 e 28 de novembro. A reaplicação do exame ocorreu nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 e foi direcionada ao participante que teve problemas logísticos no dia da aplicação regular do exame e para aqueles que apresentaram sintomas ou diagnóstico de doenças infectocontagiosas na véspera ou no dia da prova, conforme previsto em edital. Nas mesmas datas, também foram aplicadas as provas para os participantes isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, que se inscreveram para a edição de 2021 após nova oportunidade, e para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade — o Enem PPL.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a página do participante

Painéis Enem estão disponíveis

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) disponibilizaram, nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, os Painéis Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A plataforma faz parte do Inep Data, formado por um conjunto de painéis de BI (Business Intelligence), no portal do Instituto, que visa facilitar o acesso às informações produzidas pela Autarquia. A criação da ferramenta parte das ações que o Inep tem realizado em alusão aos 85 anos do Instituto, completados em 13 de janeiro.

Os Painéis Enem disponibilizam informações como as notas por área de conhecimento das escolas participantes do exame, desde as edições de 2010 a 2020, a Sinopse Estatística do Enem — composta pelo resumo das principais informações coletadas sobre os inscritos e da aplicação do exame — e o perfil dos participantes, formado por dados coletados a partir do questionário socioeconômico, respondido no momento da inscrição.

Lançamento – A cerimônia de lançamento dos Painéis Enem ocorreu nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, às 15h, no auditório do Instituto. O evento teve transmissão, ao vivo, no canal do Inep no YouTube. Na ocasião, também foi lançado o selo e o carimbo em alusão aos 85 anos da Autarquia. Participaram da cerimônia o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente do Inep, Danilo Dupas, e o presidente dos Correios, delegado Floriano Peixoto Vieira Neto.

Durante o ano de 2022, o Inep realizará ações em celebração aos seus 85 anos, como a realização de palestras e a produção de painéis voltados à produção de dados e estatísticas para o desenvolvimento da educação brasileira. Também serão publicados, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), artigos e resenhas elaborados com base em dados do Instituto.

Acesse o painel do Enem

Fonte: Inep. 

UERN/SISU

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ofertará 2.509 vagas no Processo Seletivo de Vagas Iniciais – PSVI, nos cursos de graduação, modalidade presencial, para o ano letivo de 2022. São 71 ofertas em 54 cursos de graduação.

O acesso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nessa quarta-feira (09), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiantou a divulgação dos resultados individuais, já disponíveis na PÁGINA DO PARTICIPANTE.

A inscrição do candidato no SiSU será realizada exclusivamente por meio do acesso à Plataforma do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), no período de 15 de fevereiro até até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 18 de fevereiro.

“O momento de inscrição do candidato SiSU em nossos cursos de graduação é um dos momentos mais relevantes para a nossa instituição. A Uern oferece excelentes oportunidades de formação acadêmica e toda nossa comunidade está de braços abertos para receber os novos ingressantes. Inclusive, nos dias 10 e 11 de fevereiro, a Universidade apresenta sua Feira de Profissões, convidando todos e todas para conhecer as oportunidades de vivência acadêmica. Recomendamos a participação e convidamos a fazer parte de nossa comunidade”, disse a professora Fernanda Abreu, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Conforme previsão de cronograma divulgado pelo SiSU, a convocação dos candidatos aprovados na chamada regular do PSVI 2022 UERN/SiSU ocorrerá no dia 22 de fevereiro.

Agecom/Uern

Compartilhar

0 comentários em "Inep antecipa divulgação dos resultados do Enem; inscrição para o Sisu começa dia 15 de fevereiro"

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
WILL VICENTE RECOMENDA