.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ACJUS celebra 4 anos e divulga programação especial para o mês de novembro

Fotos: Célio Duarte. 


Na última segunda-feira, 5, a ACJUS (Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró) realizou Sessão Especial de Aniversário, na Biblioteca Municipal, para celebrar os 4 anos de fundação da entidade que reúne intelectuais de várias áreas, especialmente do Direito. Para tanto, a academia homenageou neste dia o patrono Ruy Barbosa, maior jurista do país. Não por acaso a ACJUS escolheu o dia 5 de novembro para iniciar suas atividades, é o dia de nascimento de Ruy Barbosa, que veio ao mundo em 1849, em Salvador, na Bahia, para revolucionar a história do Direito no Brasil.

Na Sessão Magna de Tributo a Ruy Barbosa, os acadêmicos Ricardo Alfredo de Souza (Cad. 08), Geraldo Maia do Nascimento (Cad. 13) e Breno Valério Fausto de Medeiros (Cad. 20) apresentaram sua biografia, legado para o Direito, bem como sua participação na história do RN, quando advogou em disputa de terras entre o nosso Estado e o Ceará, a favor do RN, o que permitiu que a região salineira de Grossos hoje faça parte do Rio Grande do Norte.




 A ACJUS



A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS é uma associação civil, sem fins lucrativos, que atua como instituição científica honorífica, congregando brasileiros aqui radicados de notável saber e ilibada idoneidade, comprometidos com o estudo de temas das Ciências Sociais aplicadas e, especialmente, do Direito, que acompanhem a atividade judicial e difusão de conhecimentos de primeira importância para a sociedade. Surgiu do compromisso de um seleto grupo de profissionais, pesquisadores das mais variadas formações, comprometidos com o desenvolvimento científico do Município e da Região.



Originou-se nas dependências da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseccional de Mossoró/RN, em reuniões formais de 18 pessoas das mais variadas áreas do conhecimento, tendo sido fundada em 05 de novembro de 2014, e logo recebeu a adesão de mais 13 intelectuais, envolvidos com a ciência, totalizando, de início, 31 membros efetivos fundadores da ACJUS; e, posteriormente, 48; todos com o mesmo propósito: trabalhar pelas Ciências Jurídicas, Sociais e Filosóficas de Mossoró e Região, cumprindo fielmente os Estatutos, divulgando com orgulho os valores da cultura mossoroense e primando pelo sentimento de fraternidade, lealdade e ética para com os pares.




PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO ANIVERSÁRIO DA ACJUS



17/11/18 – 9h – Visitação as instalações da Sede Administrativa da ACJUS.



20/11/18 – 17h- Missa em Ação de Graças à ACJUS - Catedral de Santa Luzia.



21/11/18 – 18h30min - Sessão Solene de Formalização da Parceria ACJUS / IHGRN. No momento ocorrerão várias atividades, como: a posse de novos integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Lançamento da Revista Regional do IHGRN, Coletânea Semiosis - Auditório do Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró-RN.



22/11/18 - 19h – Lançamento do Livro Tribunal do Júri – Reflexões sobre Justiça - LÚCIO NEY DE SOUZA - Auditório do Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró-RN.



23/11/18 - 9h – Sessão Solene em homenagem a ACJUS – proposta pelos Vereadores Prof. Dr. Francisco Carlos e Sandra Rosado. Câmara Municipal de Mossoró

23/11/18 - 19h30min – Sessão Solene em homenagem a ACJUS - Entrega da Comenda  MILTON MARQUES DE MEDEIROS e da Medalha RUY BARBOSA. Lançamento do Livro BREVE Passagens sobre o Tempo, o Vento, as Pessoas e a Cidade, de autoria do Prof. Dr. Francisco Carlos. Apresentação do Grupo Incanto. Teatro Dix Huit Rosado.



29/11/189h – Sessão Solene em homenagem a ACJUS – proposta pela Deputada LARISSA ROSADO. Assembleia Legislativa do RN



30/11/1819h - Elogio aos Patronos das Cadeiras 27 e 41, por Afrânio de Oliveira Leite e David de Medeiros Leite. Auditório da OAB